— Guia de cuidados —

CUIDADOS GERAIS
Todos os dias, coisas como cremes, sabonetes e outros produtos podem afectar as tuas jóias e fazer com que pareçam escuras e sem vida. Aqui estão algumas dicas gerais para cuidares as tuas jóias.
1—RETIRAR AS JÓIAS ANTES DE DORMIR
Isso pode ser uma coisa óbvia a fazer, mas muit@s de nós esquecemos ou não nos preocupamos em retirar as nossas jóias antes de ir para a cama. Colares, correntes e brincos são deixados especialmente à noite. O movimento constante durante o sono pode emaranhar colares ou correntes e até danificá-los.
2—RETIRAR AS JÓIAS ANTES DO BANHO
Seja no mar, na piscina ou no duche, certifica-te que retiras todas as jóias antes de dar um mergulho na água. Muitas, jóias podem ser danificadas quando expostas a produtos químicos encontrados em piscinas, ao calor das saunas e duches e até mesmo no contacto com a água do mar.
3—RETIRAR AS JÓIAS ANTES PRATICAR EXERCÍCIO
A exposição a quantidades excessivas de suor durante o exercício pode danificar as jóias, oxidando-as ou alterando a cor dos metais. Além disso, os anéis também podem ser danificados ou dobrados quando usados ​​durante o uso de equipamentos de exercícios, como halteres, e podem até mesmo magoar os dedos. 
4—GUARDAR CORRETAMENTE JÓIAS DEPOIS DE UTILIZADAS
Ter um armazenamento adequado para jóias, como uma caixa de joias, é fundamental para mantê-las em ótimas condições e também para evitar o extravio. É recomendável manter a caixa de jÓias longe do calor direto, como a luz solar, pois pode danificar as joias dentro. Certifique-se de armazenar as joias separadamente para evitar que as correntes ou colares se emaranhem e as peças frágeis colidam umas com as outras.
 
CUIDADOS ESPECÍFICOS
 
Diferentes tipos de jóias requerem etapas ou medidas específicas, pelos seus materiais de composição ou pela sua tipologia. 
JÓIAS EM PRATA DE LEI
A prata pode oxidar em contacto com o ar, originando o aparecimento de manchas na superfície das peças ou o seu escurecimento.
Isto não são defeitos da liga, mas sim processos químicos que ocorrem naturalmente.
Uma das principais causas do embaçamento da prata é a exposição constante ao ar. Quanto menos ar entrar em contato com a prata, mais tempo demorará antes de manchar. Certifique-se de que seu estojo de jóias tenha restrição de ar. No entanto, nem todas as caixas de joias serão 100% herméticas. Como alternativa, você também pode colocá-los dentro de saquinhos zip-lock herméticos.
Manter suas jóias de prata longe de itens que contenham enxofre também é obrigatório. Alguns itens comuns que contêm enxofre são cebola, látex, borracha e lã. Para limpeza e manutenção geral, você só precisará de um pano de limpeza, como microfibra, qualquer outra coisa pode ser muito áspera e causar arranhões.
 
JÓIAS EM PRATA COM OXIDAÇÃO
Também conhecida como prata escurecida ou prata oxidada, uma jóia em prata 925 com acabamento oxidado é obtido por um processo químico. Basicamente, este processo acelera o processo de escurecimento da parte externa do metal dando-lhe uma aparência negra. Estas peças são muito propensas a sofrer riscos, que pela fricção com objectos ou outras jóias, quer pelo procedimento errado de limpeza e manutenção. Usar sempre um pano macio nestes casos.
 
JÓIAS EM PRATA DE LEI DOURADAS OU PLAQUEADAS
As jóias de prata com banho de ouro é uma forma mais económica de obter uma jóia com a aparência do ouro de lei. As jóias têm uma subtil camada de ouro na superfície, que pode ir desaparecendo devido ao desgaste do uso, causando alguma frustração pelo desaparecimento da cor inicial. Nestes casos ainda é mais importante que sejam aplicados os cuidados já mencionados. No caso de anéis em prata dourada, quando utilizados, não lavar as mãos ou usar gel desinfectante. Estas jóias para voltarem ao seu aspecto inicial terão de ser novamente banhadas a ouro.